terça-feira, 6 de maio de 2008

CARTA A BATISTA

Caro colega,

Posso afirmar que concordo com 90% do que você me expôs. O simples fato do colega Paulo e do colega André responder aos meus apelos dessa maneira comprova que você está certo quanto a A classe que poderia arregimentar um processo desse calibre (nós estudantes esclarecidos e conscientes da situação do nosso país), simplesmente não se interessa por ele porque tem a situação privilegiada.” (Batista)

O fato é exatamente este!

Você foi muitíssimo inteligente em perceber que é nesse ponto onde eu quero chegar. Não sou fundamentalista nem maluco, sou um simples leitor da situação. Como qualquer personagem que tenta esclarecer é chamado “maluco” pelos que de nada entendem, mas pensam entender, eu em nada me ofendo, muito pelo contrário, percebo quanto é necessário que se esclareça que: A religião cristã prega o amor ao próximo! E que isso não significa “submissão ao próximo”, mas sim a Deus!

Mas diferente de você eu creio, acredito, que “a corrupção não é endêmica do Brasil”. E que se pessoas como você, como nós estudantes, conseguirem superar esse pessimismo niilista: Poderemos construir uma sociedade MELHOR (não falo de perfeição) para todos os nossos irmãos, irmãos de sangue, irmãos da “raça”, irmãos em cristo, irmãos simplesmente irmãos!

Nós temos a OBRIGAÇÃO de sermos amigos do povo, porque é o povo quem paga nossa estada na UFS, nós temos a OBRIGAÇÃO de liderar o povo pelo bem de nossa própria “raça”, não somos em nada melhores que os nossos pacientes!

Ass Jocsã Cruz (em debate ocorrido no Orkut na comunidade Medicina 2006-1)

Um comentário:

Unknown disse...

Pois bem meu caro, já perdi muitas horas pensando em maneiras de se construir uma sociedade melhor, mas todo esse pensamento parece infame. Diante de tanta falta de amor ao próximo, uma realidade brutal, torna-se difícil vislumbrar um futuro melhor. Concordo 100% quando vc diz que não somos em nenhum momento melhor do que nossos pacientes. Eles são uma fonte de saber incrível para nós, principalmente agora que ainda estamos aprendendo a arte médica. No entanto, quanto a atual situação da sociedade capitalista (opressora, excludente, violenta, gananciosa, impiedosa), eu modifiquei uma conhecidade frase do Rousseau. Pra mim, o homem é mal e já nasci assim e a sociedade por ele criada nada mais é do que um simples reflexo dessa maldade.